Purificador solar leva água limpa a comunidades carentes de Bangladesh

Para desinfetar a água, o sistema utiliza a tecnologia LED-UV. Ele é abastecido totalmente por energia solar.

mpc1_bangladesh

A tecnologia é essencial para que seja possível levar água potável a comunidades carentes em todo o mundo. Essa é justamente uma das apostas da Organização das Nações Unidas (ONU): um purificador de água inteligente, movido a energia solar.

O aparelho foi desenvolvido pelos engenheiros Kenneth M. Persson e Ola Hansson, da Universidade de Lund, na Suécia. A empresa Watersprint é a responsável pela fabricação do Micro Centro de Produção (MPC) em larga escala.

Para desinfetar a água, o sistema utiliza a tecnologia LED-UV. Mas, sua inovação não para por aí. O equipamento também é equipado com um software inteligente que monitora todo o funcionamento da máquina e disponibiliza as informações diretamente a um celular através de conectividade Wi-Fi.

Mesmo com todas essas funções, o aparelho gasta pouquíssima energia, o que permite que ele seja totalmente alimentado apenas pela energia solar. Ele também é equipado com uma bateria, que armazena a energia acumulada durante o dia para o uso noturno.

De acordo com o site TreeHugger, a ONU encomendou dez exemplares do MPC para serem usados em um projeto piloto na zona rural de Bangladesh, onde a água é contaminada por arsênico. Os equipamentos serão gerenciados por fornecedores locais e a água será comercializada com uma taxa bem baixa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *